terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Banho de Pipoca para Obaluaiê

Já falamos no Post Atotô Seu Obaluaê sobre as características e origem deste Orixá.
E como é de costume, fazemos Banho de Pipoca em referência ao Orixá Obaluaê quando buscamos a cura, também é comum fazer oferenda.
Mas por que usamos a pipoca para referenciar o Orixá?

Em uma grande comemoração dos Orixás, Obaluaê sentia vergonha de misturar-se aos outros pois sua aparência,dado pela varíola, davam uma aparência muito feia. Ogum então percebendo sua tristeza oferta uma roupa de palha para cobrir o seu corpo inteiro. Obaluaê aceita e então entra na festa.

Mas ninguém se aproximava dele, nenhuma mulher queria dançar, foi então que Iansã curiosa do que trazia por baixo de suas vestes atira uma ventania que soprou sua roupa.

E neste momento deu-se um encanto, as feridas de seu corpo transformaram-se em flores que estouravam, lindas grandes e brancas, espalhando-se pelo chão . 
Ninguém acreditou no que via, o Orixá na verdade era um homem lindo! Como presente, Obaluaiê deu à Iansã uma divisão do reino dos mortos. E os dois bailaram felizes partilhando o mesmo poder e interrompendo qualquer tristeza.
Assim como as flores saltaram do corpo de Obaluaê curando as suas chagas, a pipoca representa todo este processo de cura e é utilizado em sua referência para trazer a elas as doenças dos seus filhos que nele depositam a sua fé.
BANHO DE PIPOCA
Para fazer o banho de pipoca é necessário:
Firme uma vela para Obaluaê / Omulú - Preta e Branca ou somente Branca, pedindo com toda a sua Fé a sua proteção,  então entregue a sua doença em suas mãos, pedindo a sua cura, da mesma forma que foi curado. Após estourar a pipoca, deixe-a iluminando e solte o seu Apanijé, que é o canto ao Rei Obaluaê, escolha um ponto que toque o seu coração. Esta é a forma que temos para rezar na Umbanda. 
Após finalizar, passe a pipoca pelo corpo todo, pedindo sempre licença ao Orixá da Coroa antes de passá-la pela sua cabeça.
Após, junte a pipoca e despache em um Cruzeiro, agradecendo e reforçando o pedido de cura, limpeza e proteção.
Para estourar a pipoca:
1/2 xic de Milho para pipoca;
Azeite de Dendê;
1 punho de Areia de Praia.
Aqueça a panela e coloque o seu fundo Azeite de Dendê, coloque o punhado de areia da praia, que tem a finalidade de potencializar o descarrego. Estoure a pipoca até o fim. Coloque-a em um alguidar branco para realizar o ritual acima mencionado.
Caso não tenha areia da praia, faça apenas com o azeite de Dendê. o Mais importante nos banhos espirituais é a Fé e a concentração na benção que será recebida.
Que nosso Pai Obaluaê nos proteja de todos os males e nos traga a cura física e espiritual.
Atotô Ajuberô !!!

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário. Assim que possível retornaremos a sua solicitação.

Axé !!!!