quinta-feira, 7 de março de 2019

Quaresma na Umbanda, Pode isso?




É comum surgirem dúvidas a respeito do período da Quaresma, que é um preceito católico onde inicia-se após o Carnaval, a festa da carne, e tem fim na semana santa. Neste período onde os Católicos colocam-se em penitência, jejum e oração, preparando-se para a ressurreição de Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Assim após este período os Católicos recebem através da comunhão o corpo do Cristo ressuscitado como forma de compensação pela sua entrega nestes quarenta dias.

Mas o que tem as religiões de matriz Africana a ver com isto?

O preceito da Quaresma é único e exclusivo dos Católico. Respeitamos todas as religiões e seus preceitos porém  não temos mais os vínculos Católicos, assumidos no passado quando nossos ancestrais usaram do mecanismo do sincretismo para poderem exercer a sua fé.

Temos sim ainda muito forte o sincretismos em relação aos Orixás onde muitas casas ainda assumem as imagens Cristãs, inclusive à frente dos próprios Orixás, mas esta é uma herança que dificilmente perderemos pois como somos ritualistas  acabamos alimentando estas tradições. Também observamos muitos Católicos convertidos e que acabam reforçando estes preceitos em suas casas.

Existem muitas lendas de que neste período somos atacados por espíritos de baixa densidade energética, que o plano espiritual abre portais e os acessos são liberados, enfim, muitas falácias sobre o período, como se no restante do ano não tivéssemos ações espirituais deste gênero. Se fosse assim seria fácil demais. 

O que precisamos diferenciar é o período do Carnaval,  que é a festa da carne,  este sim pelos excessos e consequentemente por afinidade energética ficamos muito mais vulneráveis. Os espíritos de baixa densidade aproximam-se daqueles que correspondem-se energeticamente a eles com comportamentos que o permitem então obsediá-los.  Não é porque você é médium, trabalha em uma casa espirita que está imune de ataques espirituais.

Mas visto,  temos o livre arbítrio para conduzir as nossas vidas e atuar de acordo com os nossas crenças e valores. O resguardo deste período de Carnaval é uma decisão individual onde cada qual será responsável pelas atitudes que nele plantar, até porque de acordo com a forma que conduzir a sua vida, seja no carnaval ou não, os espíritos afins estarão conectados.

Por mais, a Quaresma não traz nenhuma insegurança para os trabalhos nos terreiros, o que coloca em risco um terreiro é a falta de proteção, é a quebra dos preceitos da religião, é a vaidade, a falta de comprometimento dos médiuns com os trabalhos, a indisciplina. São comportamentos de risco que seus médiuns se colocam que colocam as casas em risco e isto ocorre ou pode ocorrer em qualquer período do ano.


Faça da sua vida um rito de Fé, seja feliz e Axé!!!

Luís Guilherme Campos Santos

4 comentários:

  1. Que lindo meu irmão. Parabéns pela explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho minha irmã... um privilégio ter sua audiência no blog! Gratidão!!! Axé!!!

      Excluir
  2. Adorei a explicação parabéns pois sou nova na Umbanda pois estive 42 anos no Kardecismo e agora estou a 6 anos aprendendo e praticando nesta maravilhosa Casa de Umbanda Pai Xangô

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Assim que possível retornaremos a sua solicitação.

Axé !!!!